Como conseguir cumprir metas estabelecidas?

Quer fazer a viagem dos sonhos? Ou precisa fazer uma reforma em casa? Seja qual for o seu objetivo, traçar e cumprir metas é essencial para alcançá-lo. Alcançar os objetivos fica mais fácil quando você estabelece uma direção para seguir. Inicialmente pode parecer difícil, mas com disciplina e comprometimento você consegue atingir seu propósito.

cumprir metas

Atitudes que ajudam a cumprir metas

Precisa de ajuda para cumprir metas e não sabe por onde começar? Veja 5 atitudes que você pode tomar para resolver isso:

1 – Dê passos pequenos

Dar grandes saltos pode parecer bom, mas é arriscado e, caso algo dê errado, você perde até o que já tinha dado certo e terá que refazer tudo. Quando você divide tarefas grandes em outras menores, você consegue identificar os erros que surgirem e consegue corrigi-los sem impactar no todo. Além disso, com passos pequenos, você também consegue acompanhar mais de perto sua evolução no processo e isso te motiva a continuar cumprindo as metas.

2 – Priorize as tarefas mais importantes

Analisar as tarefas e dar preferência para as que mais impactam no objetivo é essencial. Dessa forma você consegue avançar mais rápido com as ações mais significativas e ajusta os últimos detalhes no final.

É importante também não se preocupar com perfeição, mas sim com a eficiência e a evolução. Deixe para aprimorar depois, caso contrário você vai demorar muito para realizar as tarefas e vai atrasar a conclusão do seu objetivo.

3 – Aprenda com os outros

Acompanhar exemplos de outras pessoas é muito válido, uma vez que você pode aprender tanto com o que deu certo, quanto com o que deu errado. Assim, quando surgir algum problema você já vai ter contato prévio com a situação e vai saber a melhor forma de agir.

4 – Determine um prazo

É muito importante ter prazos definidos tanto para realizar seu projeto, quanto para cada uma das tarefas. A partir disso, você consegue acompanhar o andamento de tudo e identifica se algo está atrasado e o que pode ser feito para agilizar o processo.

Para serem efetivos, os prazos tem que ser reais. Seja honesto consigo e defina um tempo que seja suficiente para colocar em prática todas as suas tarefas.

5 – Seja consistente

É comum que no início de um novo projeto as pessoas fiquem mais empolgadas e adiantem tarefas. Porém, no primeiro obstáculo, dêem lugar à desmotivação. Assim, o que começou acelerado fica pela metade.

Ser consistente e incluir os riscos no planejamento é melhor que tentar fazer tudo de uma vez e se desgastar no primeiro entrave.

 


Disciplina é essencial

Para todas as ações listadas, a disciplina é fundamental, pois ela é que mantém a perseverança para alcançar o objetivo. Se você acha que ainda não tem disciplina suficiente, não se desespere, existe uma solução.

Pode ser difícil para algumas pessoas terem a disciplina para seguir as próprias ordens. Muitas vezes, isso se dá apenas pela falta de costume e é necessário ter a cobrança de alguém para que possam seguir em frente. Existem ferramentas que podem ajudar esse tipo de pessoa.

No caso de uma meta financeira, por exemplo, existem os títulos de capitalização que te obrigam a seguir uma certa disciplina para alcançar a sua meta..

Quer saber mais sobre essa e outras formas de desenvolver a disciplina e o controle das finanças? Acesse grátis nosso e-book e aprenda a organizar seu dinheiro e alcançar suas metas.

 

Aprender a alcançar metas