4 dicas de como economizar com telefone

Descubra como economizar com telefone e reduzir suas contas.

Quando o assunto são os gastos domésticos, não é só com a conta de energia ou água que devemos nos preocupar. Os gastos com telefone fixo e móvel podem surpreender no final do mês e, por isso, devemos estar atentos.

Hoje, vamos te dar 4 dicas sobre como economizar com telefone!

 

1- Analise sua conta detalhada

Como consumidor, é seu direito ter acesso a sua conta de forma detalhada, onde consiga visualizar os minutos que utilizou em cada ligação e o seu custo.

Com esse detalhamento em mãos, é importante verificar qual tipo de ligação você faz com mais frequência (para fixo ou celular? para quais operadoras?). Essa análise vai te ajudar a encontrar o plano que mais se adeque às suas necessidades.

Se você faz muitas ligações para operadoras diferentes, pode adquirir mais de um chip ou realizar a portabilidade do seu número para a operadora que você realiza o maior número de ligações. Assim, você garante descontos e tarifas mais econômicas.

Com sua conta detalhada, você também vai conseguir verificar quais serviços estão sendo cobrados e garantir que são apenas aqueles previamente contratados.

 

2- Escolha o plano mais adequado

Combo planos pacote - Internet, TV e telefoneAlgumas operadoras oferecem pacotes de produtos que podem incluir telefone fixo, celular, internet e, até mesmo, canais de televisão. Vale a pena analisar os preços e benefícios ofertados pelos planos, uma vez que o “combo” pode oferecer valores mais atrativos.

Entretanto, de nada adianta contratar todos os produtos se você, por exemplo, não assiste TV. Dessa forma, você estará gastando parte do seu dinheiro com um item que, para você, é dispensável e desnecessário.

Analise suas reais necessidades, leve em conta o seu perfil e sua rotina. Dados móveis são prioridade? Pacote com SMS é realmente necessário? Já pensou em substituir SMS por whatsapp? O uso do telefone fixo é mesmo indispensável?

Se você mora com sua família, verifique a possibilidade de adquirir um plano que inclua os serviços utilizados por todos e, assim, conseguir custos mais baixos.

3- Negocie com a operadora

Devido à grande concorrência, conseguir descontos para serviços de telefonia pode ser viável. Dessa forma, peça descontos, negocie valores e serviços.

Você pode conseguir contratar o serviço desejado com um preço mais vantajoso, ou talvez ganhar a utilização de outro serviço gratuitamente, como bônus.

 

4- Esteja atento às normas da sua operadora

Após contratar seu serviço de telefonia, fique atento às regras da sua operadora para conseguir economizar com o telefone.

 

Horários

Você sabia que existem horários em que os valores das tarifas são reduzidos? Isso mesmo! Então, se o seu plano de telefone fixo não é ilimitado, opte por fazer as ligações nesses horários.

Horários com tarifas reduzidas

De fixo para fixo De fixo para móvel
Seg. a sexta: das 00h às 6h Seg a sexta: das 21h às 7h
Sábados: após as 4h Sábados: das 21h às 7h
Dom. e feriados:o dia inteiro  Dom. e feriados:o dia inteiro

Longa distância

Ao fazer ligações para outra cidade ou estado, procure utilizar o código da sua operadora. Normalmente, as operadoras oferecem tarifas diferenciadas e, assim, sua ligação pode sair mais barata.

Veja os códigos das operadoras mais utilizadas do país:

Operadora Código Operadora Código
Algar 12 Oi 31 ou 14
Claro 21 Tim 41
Net 21 Vivo  15

 

Chamadas a cobrar

Também é importante evitar atender as chamadas a cobrar. É claro que algumas delas podem ser de urgência, entretanto, elas podem deixar sua conta mais cara.

Se estiver com seu celular, facilmente irá identificar quem está te ligando. Mas, com o telefone fixo isso também é possível. Analise e veja se para você é interessante ter um identificador de chamadas, esse serviço pode ser incluído no seu plano mensal. Assim, antes de atender a ligação a cobrar, você saberá quem está tentando falar com você.

 

Gaste somente o necessário e controle seus gastos!

Para começar a utilizar seu dinheiro com inteligência, tenha em mente que você deve comprar ou contratar somente aquilo que realmente irá utilizar. Essa dica vale não só para serviços de telefone, mas para tudo que envolva a utilização do seu dinheiro.

Não se esqueça de exigir seus direitos e acompanhar mensalmente seus gastos junto à operadora escolhida. Afinal, grande parte das reclamações que encontramos na internet são sobre descontos indevidos por parte das operadoras, por isso, fique de olho!

Quer aprender a economizar e controlar seus gastos? Leia:
5 dicas infalíveis para aprender como guardar dinheiro