Como juntar dinheiro: 4 dicas infalíveis

como juntar dinheiroTer uma boa reserva é extremamente importante, pois ela colabora para garantir sua estabilidade e tranquilidade financeira.

Imagine se você perdesse seu emprego essa semana, teria condições de se manter nos próximos meses? Ou se ficasse doente e precisasse realizar algum procedimento médico, seria capaz de arcar com todas as despesas?

E aquela viagem que você sonha fazer há anos, conseguiu juntar dinheiro para realizá-la?

Se sua resposta para alguma dessas perguntas for negativa, é importante rever seus hábitos de consumo e adotar atitudes mais conscientes. Afinal, devemos estar preparados para o futuro e conseguir realizar nossos objetivos.

Hoje, vamos te dar 4 dicas, simples e infalíveis, para que você saiba como juntar dinheiro sem sofrimento.

Como juntar dinheiro???

1- Fique de olho no seu dinheiro

O primeiro passo para fazer com que sobre algum dinheirinho no final do mês é estar atento sobre quanto você ganha e como você gasta seus rendimentos.

Para tornar essa tarefa ainda mais fácil, criamos uma planilha de orçamento pessoal para te ajudar a controlar seu orçamento. Você deve preenchê-la diariamente, durante um mês, e assim conseguirá analisar com o que está gastando seu dinheiro.

Com certeza, você irá enxergar gastos que passavam despercebidos, mas que contabilizam quantias significativas no final do mês, como lanches, saídas ou roupas novas.

controle financeiro

Mas, seu trabalho não deve parar por aí. Depois de descobrir o que está levando seu dinheiro para o ralo, busque hábitos de consumo mais econômicos e conscientes. Esse post que fizemos pode te ajudar: Como economizar dinheiro no dia a dia.

2- Pague as contas em dia

Atrasar o pagamento do seu cartão de crédito, mesmo que por poucos dias, poderá gerar a cobrança de altas taxas e juros. Dessa forma, é importante pagar todas as contas no prazo correto.

Para não correr o risco de atrasar os pagamentos, você pode optar por débito automático ou colocar lembretes em seu e-mail ou celular.

Infelizmente, grande parte das pessoas lembra de pagar uma dívida, mas não tem dinheiro suficiente para fazê-lo.

Para que você consiga pagar todas as suas contas nas datas corretas, é fundamental se programar e prever futuras despesas, antes de gastar seu dinheiro.

Adquirir um novo celular, comprar um vestido de festa ou realizar uma viagem no final de semana, são exemplos de gastos que devem ser planejados para que você não corra o risco de ficar inadimplente.

Assim, antes de fazer um novo cheque, passar seu cartão de crédito ou adquirir novos boletos, você deve prever os gastos e calcular se é possível incluir as parcelas no orçamento dos meses seguintes.

3- Procure formas de ampliar seus rendimentos

Para conseguir guardar dinheiro com mais tranquilidade, você pode tentar ampliar suas fontes de renda. Que tal começar um pequeno “negócio” para criação de sua reserva financeira?

É comum vermos muitas pessoas ganhando um bom dinheiro extra na venda de produtos, como doces, acessórios, maquiagem e lingeries. Para quem tem conhecimentos em informática, um opção é formatar computadores aos finais de semana. Quem sabe arrumar unhas e cabelos, também pode atender algumas clientes em casa, nos horários livres.

As opções para seu pequeno empreendimento são infinitas. Escolha algo relacionado às suas habilidades e que possa ser facilmente encaixado na sua rotina.

4- Escolha onde guardar seu dinheiro

Para conseguir criar uma reserva, você deve escolher onde irá guardar seu dinheiro. Nada de deixar no fundo da gaveta ou debaixo do colchão. Opte por maneiras que irão dificultar o seu acesso ao dinheiro para a realização de gastos desnecessários.

Você pode abrir uma conta corrente ou poupança e efetuar depósitos mensalmente. Entretanto, isso requer disciplina e controle financeiro, afinal o seu gerente não vai te ligar para cobrar o depósito mensal. Seja realista e reflita se você conseguirá manter esse ritmo por mais de 3 ou 4 meses.

Para quem não possui o hábito de poupar e sabe que não conseguirá realizar os depósitos regularmente, por falta de disciplina, uma opção é contratar um título de capitalização. Com ela é possível realizar uma economia programada, de prazo definido, e ao término do plano resgatar todos os pagamentos realizados.

Analise as opções disponíveis e escolha a que mais se adeque à sua realidade. Não se esqueça do objetivo principal: criar uma reserva financeira para seu futuro.

Tenha disciplina financeira!

Muitas vezes nos esquecemos de como juntar dinheiro é importante para garantir segurança financeira para o dia de amanhã.

Comece a criar sua reserva e adote hábitos de consumo mais conscientes. Com certeza, você conseguirá se preparar financeiramente para vencer imprevistos e alcançar seus objetivos.

Quer saber mais? Descubra como:

A capitalização pode te ajudar a ter disciplina financeira