5 dicas de como poupar dinheiro sem sofrimento

Poupar dinheiro não é algo simples para quem não tem o hábito de poupar e está começando a sua Educação Financeira. Para muitas pessoas, é difícil tirar um dinheiro extra todo mês. Elas acabam desistindo de economizar, e com isso, não conseguem realizar um sonho ou algum plano que têm em mente.

Se você tem dificuldade para poupar dinheiro, e não sabe como economizar sem sofrer, continue lendo nosso post e aprenda 5 dicas sobre como poupar dinheiro sem sofrimento!

1. Pague suas contas em dia para não acumular juros

É importantíssimo anotar todos os gastos fixos e variáveis que você tem mensalmente. Contas de água, luz, telefone, aluguel, condomínio… Assim, você terá uma noção de quais são suas prioridades, os valores, e as possíveis taxas que serão cobradas em caso de atraso de pagamento.

Orçamento pessoalFuja de novas dívidas! Para poupar dinheiro é preciso, antes de tudo, sair do vermelho.  Evitando esse tipo de dor de cabeça, você começa a  ter uma visão mais detalhada das suas finanças, seus prazos, e cria um hábito de organização.

Se a sua situação está crítica, e há muito o que pagar, resolva isso o quanto antes! Negocie com quem você está devendo a melhor forma de pagamento para ambos, de um jeito que os juros sejam os mais baixos possíveis.

Tente realizar ao máximo pagamentos à vista!

Aqui no Poupar Fácil você encontra planilhas e materiais gratuitos que irão te ajudar a organizar suas contas e colocá-las em dia!

linha

8 dicas para organizar suas finanças e alcançar seu objetivo

linha

2. Corte gastos desnecessários

Às vezes temos o costume de gastar mais do que deveríamos com coisas desnecessárias. Se você quer aprender como poupar dinheiro, precisa criar hábitos para mudar seu pensamento em relação ao dinheiro que gasta. Não são mudanças drásticas, mas que fazem MUITA diferença e te ajudam a valorizar seu dinheiro!

  • Aproveite os descontos e cupons oferecidos pelos locais onde você costuma comprar.
  • Pense bem antes de comprar qualquer coisa. Comprar por impulso pode estar prejudicando a sua vida financeira.
  • Nunca vá no supermercado com fome!
  • Faça uma lista antes de ir ao supermercado e compre apenas o necessário. No post 7 dicas para cortar gastos no supermercado você encontra dicas e uma planilha para se organizar e cortar gastos no supermercado!

compras de supermercado

  • Monte seus lanches e almoço em casa. Comer na rua é algo que deve ser cortado ao máximo para quem quer poupar dinheiro!
  • Realize você mesmo serviços simples, como fazer suas unhas sozinha e faxinar a casa (nessa você ainda pode economizar o gasto com produtos de limpeza!).
  • Esqueça os bilhetes de loteria! Apostar seu dinheiro em jogos de azar é jogar seu dinheiro no lixo! No post Mega Sena é a melhor forma de concorrer a prêmios? você poderá entender mais sobre isso.

3. Dê passos do tamanho de suas pernas

  • Não assumir dívidas para abrir um negócio que comprometa seu patrimônio

Você provavelmente já ouviu a história de alguém que investiu em algum negócio inovador e ficou rico.

Se essa pessoa alcançou algum objetivo, saiba que isso provavelmente foi bem planejado e organizado.

Talvez você tenha uma boa ideia de negócio, mas que está fora do seu orçamento. Não insista em investir em algo que esteja fora da sua realidade financeira, e tome cuidado para não gastar seu dinheiro com idéias mirabolantes e incertas!

Assumir dívidas que comprometam seu patrimônio pode ser uma fria, e, se der errado, você sai de mãos abanando e, na pior das hipóteses, negativado.

  • Não se endividar para realizar uma viagem ou comprar um carro

Que não devemos gastar mais do que temos, é fato, e muita gente já está cansada de ouvir isso.

É péssimo quando sua turma de amigos está indo fazer uma viagem, ou aparece uma ótima oportunidade para trocar de carro, mas não temos dinheiro pra pagar, né?

Ás vezes nos deparamos com esses tipos de situação e acabamos agindo por impulso. Isso porque não queremos perder a oportunidade de realizar algum desejo momentâneo.

O grande problema, é que na falta de reserva de dinheiro e disciplina financeira, acabamos fazendo dívidas que não podemos pagar, e fica ainda mais difícil de poupar dinheiro.

Se endividar para realizar algum desejo momentâneo, é furada! Tem que ter paciência e analisar os problemas financeiros que virão se você gastar um dinheiro que não tem. Isso poderá evitar futuras dores de cabeça por estar no vermelho.

linha

5 pensamentos que te impedem de ser rico

linha

4. Faça o desafio das 52 semanas

Você já ouviu falar dele? O desafio das 52 semanas é ideal para quem não tem o hábito de poupar dinheiro. Além de te ajudar no processo de educação financeira, o desafio te estimula a guardar pequenos valores toda semana. Outra vantagem é que, no final, você conseguirá ter uma boa quantidade de dinheiro extra!

Aprenda tudo sobre o desafio das 52 semanas no post Desafio das 52 semanas: como conseguir guardar R$ 4.134,00 em 1 ano

Baixe grátis a planilha no nosso site e comece agora a poupar!

 

5. Guarde seu dinheiro de forma segura

Escolher onde guardar seu dinheiro é algo de extrema importância.

Aqui iremos citar apenas duas das principais formas de guardar dinheiro. Mas no post Onde guardar dinheiro: conheça todas as opções e saiba qual é a melhor você verá todas elas, suas vantagens e desvantagens.

  • Poupança

A poupança é para quem quer poupar dinheiro mas não realiza movimentações frequentes na conta. Não cobra taxas de serviço, mas a manutenção é limitada e o valor depositado só começa a render 30 dias após o depósito ser realizado. A poupança lhe permite saques sem um determinado prazo de retirada, e por isso exige disciplina financeira. O que para algumas pessoas que estão começando a educação financeira, pode não ser tão simples.

linha

Vale a pena guardar dinheiro na poupança?

linha

  • Título de Capitalização

O Título de Capitalização é uma maneira segura de juntar dinheiro e normalmente é escolhida por determinar antecipadamente os prazos e taxas. Quando você realiza os pagamentos, automaticamente começa a concorrer a prêmios, que variam de acordo com a instituição financeira ou seguradora escolhida.

A Capitalização exige uma carência, ou seja, o prazo mínimo para solicitar o resgate de pagamentos já realizados, caso necessário. Geralmente, bancos e instituições exigem um prazo de carência de 12 meses, mas isso não é regra.

A capitalização é ideal para quem não possui disciplina financeira e tem dificuldade de poupar.

Como muitas pessoas simplesmente não conseguem guardar dinheiro, a capitalização é uma ótima maneira de se educar financeiramente. Devido ao prazo de carência, a pessoa é “obrigada” a poupar. Isso significa que vai ser muito mais fácil realizar seus objetivos.

No post 20 dúvidas e respostas sobre Títulos de Capitalização, nós tiramos as principais dúvidas sobre esse formato para juntar dinheiro.

 

Qual a melhor maneira de poupar dinheiro para quem tem dificuldade?