Empréstimo ou capitalização: Descubra qual é a melhor opção para você!

Você quer reformar sua casa ou organizar o casamento da sua filha, mas não sabe como conseguir dinheiro para isso. Talvez, você esteja precisando quitar suas dívidas urgentemente, mas não tem esse dinheiro em mãos. Devido a isso, você provavelmente já ouviu falar em empréstimo ou cogitou, algum dia, solicitar um.

Para algumas situações, ele pode ser a escolha adequada, mas, em outras, ele pode transformar sua vida em um verdadeiro pesadelo. Por outro lado, a solução de ter uma reserva de dinheiro sempre disponível parece impossível para muitas pessoas e é aí que entra o Título de Capitalização. Vamos conhecer um pouco sobre as duas opções.

O que é o empréstimo?

Empréstimo

O empréstimo bancário corresponde a uma quantia em dinheiro que o banco empresta à você. Em algum momento você deve pagar por esse serviço em parcelas mensais com juros estabelecidos. Existem diversos tipos de empréstimos e cada um conta com diferentes taxas e formas de pagamento. Mostraremos a você alguns dos principais:

  • Consignado: Nesse caso, o pagamento mensal possui limite máximo de 30% do valor do seu salário;
  • Rotativo: Nessa modelidade, caso o valor pago na fatura seja inferior ao valor total, automaticamente você pega emprestado o valor restante com o banco para realizar o pagamento;
  • Pessoal: Esse tipo de empréstimo requer que você assine um contrato com o banco e pague uma determinada taxa de juros, ao mês ou ao ano, além do valor solicitado que é dividido em várias parcelas;
  • Cheque especial: O cheque especial não exige contratação e é liberado automaticamente no saldo da sua conta corrente. Caso seja utilizado, o mesmo será cobrado no mês seguinte com taxas de juros que podem chegar a 13%.

O empréstimo é necessário para compromissos a longo prazo ou situações emergenciais, como, por exemplo, no caso de quitar uma dívida ou pagar por remédios caros quando não se tem dinheiro reserva. Desse modo, em situações que você pode esperar para comprar algo mais caro, é melhor optar pela capitalização.

 

O que é a capitalização?

Capitalização

O título de capitalização é a solução ideal para quem quer juntar dinheiro de modo programado. Dessa maneira, se você não consegue reservar o dinheiro para fazer aquela reforma na sua casa, que você quer há tanto tempo, com o título de capitalização, esse sonho se torna possível sem precisar recorrer aos empréstimos. Isso porque ela permite que você se programe e reserve todo mês uma quantia estabelecida, de acordo com suas possibilidades.

Além disso, você não corre o risco de gastar esse dinheiro que está sendo reservado, afinal, você só poderá retirá-lo após o término do período de carência. Outra vantagem da capitalização é que, além de ajudá-lo a desenvolver uma disciplina financeira, com ela, você pode participar de sorteios e concorrer à vários prêmios em dinheiro.

 

E qual é a melhor opção para minha situação?

Se você está muito endividado ou não tem dinheiro e precisa pagar despesas médicas emergenciais, o empréstimo pode ajudá-lo. Porém, esse serviço envolve custos extras e o ideal mesmo seria poupar dinheiro e não precisar passar por essas situações de desespero, não é mesmo? É aí que a capitalização entra!

Com ela, você economiza e, assim, consegue solucionar problemas ou realizar seus sonhos à longo prazo. Então, que tal conhecer os principais títulos de capitalização, compará-los e avaliar qual o mais adequado para você?

 

Quero conhecer os principais títulos de capitalização!