O que é crédito consignado

O que é crédito consignadoO crédito consignado é uma forma de empréstimo em que o valor do pagamento é debitado automaticamente do salário ou benefício do contratante.

É procurado por muitos devido à sua praticidade e taxas de juros mais baixas do que outras modalidades de empréstimo. Por que o crédito consignado é procurado? Essa modalidade de crédito é livre de muitas burocracias por ser descontado em folha.

Assim, as instituições financeiras o aprovam com maior facilidade. Com o desconto automático, o usuário do crédito dificilmente fica inadimplente. Suas taxas de juros são mais baixas exatamente por isso. Simples e fácil, não é mesmo? O crédito consignado é tratado como um tipo de empréstimo muito prático, pois é de fácil aprovação, pela garantia de pagamento.

Quem pode usar?

O crédito consignado é uma boa alternativa para aqueles que procuram um crédito com taxas de juros mais baixas. Ele pode ser usado por todos os trabalhadores de carteira assinada, funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS.

O desconto em folha destinado ao pagamento de parcelas de empréstimos consignados é limitado a 30% do salário, de forma a não comprometer os gastos básicos de quem o pede. É a chamada margem consignável.

Depois dos 30%, acabou?

Além da margem consignável de 30%, funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS podem utilizar mais 5% da renda para o pagamento da parcela mínima de um cartão de crédito consignado.

Cartão de crédito consignado

O cartão de crédito consignado é uma escolha melhor que cartão de crédito comum, mas está disponível apenas para servidores públicos e aposentados e pensionistas do INSS. Assim como o crédito consignado, ele oferece uma taxa de juros bem menor do que os cartões comuns, é livre de anuidade e tem apenas o mínimo da fatura, correspondente a 5% dos gastos, descontado diretamente do benefício ou remuneração.

Ele também permite que você saque 95% do limite do seu cartão de crédito. Sendo assim, além do dinheiro do empréstimo consignado, você pode ter em mãos também o dinheiro a juros menores que cartões de crédito comuns ou mesmo a maioria dos empréstimos pessoais. Com essas duas formas de empréstimos, você compromete, no máximo 35% do seu salário.

Crédito consignado vale a pena?

Além de oferecer uma menor taxa de juros que os empréstimos pessoais, o empréstimo consignado faz com que o usuário dificilmente se torne inadimplente.

Vale lembrar que a taxa de juros do crédito consignado para aqueles que trabalham de carteira assinada é um pouco mais elevada em relação a funcionários públicos ou aposentados. Pelo motivo que os dois últimos têm uma estabilidade no recebimento de seu dinheiro, já que dificilmente perdem esse salário/beneficio . O trabalhador com carteira assinada pode ser demitido em algum momento.

O empréstimo consignado é uma boa opção para a renegociação de dívidas com juros maiores e para situações emergenciais, com um bom planejamento.