Título de Capitalização vale a pena?

Saiba quais são os principais mitos sobre capitalização espalhados pela internet e descubra se contratar título de capitalização vale a pena ou não.

título de capitalização vale a pena

Ao pesquisar sobre títulos de capitalização na internet, é bem provável que a sua opinião fique bem dividida.

Afinal, enquanto vários portais afirmam que título de Capitalização vale a pena, outros não recomendam a ideia.

Mas em quais dessas opiniões você deve acreditar?

Vamos começar desmistificando algumas frases que certamente você já deve ter lido na internet, mas não fazem o menor sentido

3 mitos sobre títulos de capitalização:

1. Título de capitalização é investimento

Algumas pessoas, por confundirem capitalização com investimento, acabam pensando que ela não vale a pena.

Devemos entender que capitalização não é investimento. Afinal, investimentos são mais procurados por pessoas que já acumularam dinheiro e desejam aplicá-lo em algo para garantir renda.

Ninguém investe o que ainda não tem, não é mesmo?

É por isso que os títulos de capitalização são benéficos para quem ainda não conseguiu juntar dinheiro. Ou para quem deseja atingir uma meta financeira em um determinado tempo.

2. Capitalização não beneficia o titular

Um outro mito que também podemos ler na internet é que a capitalização só beneficia aos bancos e instituições financeiras, enquanto o subscritor ou titular não tem nenhuma vantagem.

Se essa informação fosse verídica, o mercado de capitalização não movimentaria bilhões ao ano, com sorteios e resgates destinados aos titulares.

Além de sorteios e resgate final corrigido pela TR, um outro grande benefício da capitalização é desenvolver disciplina e controle financeiro para quem tem dificuldade de juntar dinheiro.

3. Título de Capitalização não possui rentabilidade

Como a capitalização não é um investimento, ela não tem como finalidade principal gerar uma rentabilidade significativa para o subscritor. Porém, isso não significa que ela não tenha rentabilidade. Afinal, o valor resgatado ao final da vigência dos títulos é corrigido pela Taxa Referencial de Juros, a TR.


Conheça as principais características da capitalização.


Como funciona um título de capitalização?

vale a pena título de capitalização

Agora que você já conhece os principais mitos sobre capitalização, vamos entender como ela realmente funciona!

Os títulos de capitalização são regulamentados pela SUSEPpodem ser adquiridos através de uma instituição financeira ou seguradora que comercialize esse tipo de produto.

Criar uma reserva através da capitalização é simples. Veja como funciona:

1. Você realiza os pagamentos para a criação da reserva

Depois de solicitar a contratação de um título que tenha a melhor forma de pagamento para você, basta realizar os pagamentos corretamente.

2. Começa a participar dos sorteios

Imediatamente, após o primeiro pagamento, você já está concorrendo a prêmios nos sorteios que geralmente são semanais, mensais e semestrais.

3. Resgata todo o valor acumulado, corrigido pela TR

Ao final da vigência do seu título, você resgatará todo o valor acumulado, caso todos os pagamentos tenham sido feitos. O valor resgatado também é corrigido pela TR.

Afinal, contratar título de capitalização vale a pena ou não?

Como vimos, contratar título de capitalização vale a pena sim, porém, para um público específico. Mais precisamente para pessoas que têm dificuldade de juntar dinheiro.

O compromisso e o vínculo gerados pelo título de capitalização para com o titular é um dos maiores motivadores para que ele não desista da sua reserva financeira.

Agora, para pessoas que já possuem uma boa quantia em dinheiro e desejam aplicá-la, soluções como Tesouro Direto, LCI, LCA e afins podem ser mais viáveis.

Baixe a nossa calculadora inteligente e descubra quanto você pode ganhar com títulos de capitalização!

quanto ganhar com títulos de capitalização

Se preferir, saiba mais sobre títulos de capitalização, no artigo: Capitalização: tudo que você precisa saber!

Até breve!